sábado, 8 de janeiro de 2011


PRATO DO DIA

Entrada: O sistema capitalista eco-rapinador

Prato quente: A elite burguesa e sua governança mundial

Acompanhamentos: aguçar a análise crítica, fortalecer a atitude emancipatória e a rebeldia prática

Cachacinha: Fazer troça do estilo de vida burguês, denunciar boçais, patifes de todo tipo e estirpe, eco-rapinadores bípedes, mamíferos, com dedo polegar e indicador em forma de pinça que perambulam no planeta com o único propósito de destruí-lo (com esmero) quando em vida.

Sobremesa: denunciar certos políticos que tratam a todos como debilóides, infantilóides, babacas, os quais, a despeito de todas as advertências, votam naqueles que assim os tratam. Círculo vicioso em modo “perpetuo-mobile”, perfeito para perpetuar o sistema capitalista.

Minha curiosidade investigativa sobre essa quase perfeita “matriz de dominação” pretende aguçar a análise crítica, fortalecer a atitude emancipatória e a rebeldia prática em cada pessoa que transita por este espaço. Não é tarefa fácil, virtualmente inalcançável.
Como ecologista de carteirinha há 37 anos dentre os 55 de idade, posso me dar ao luxo de exagerar volta e meia, apresentar alguma hipérbole googleiforme, trazer alguma piadinha, especialmente em se tratando dos “políticos profissionais”, categoria corporativa auto-alçada à beneficiária vitalícia do INSS, e fazer desse espaço um libelo de denúncia constante e perspicaz ao “desenvolvimento sustentável”, avatar capitalista sobre o qual se assenta o modelo de produção global.
Em seu lugar, difundir e aprimorar o “desenvolvimento ecologicamente orientado”, conceito fundante de um novo modelo de desenvolvimento, valores comportamentais e estilo de vida que o Planeta possa suportar permanentemente. Hoje é tudo o contrário disso em marcha acelerada.
E fazer isso, incomoda muita gente, pois a verdade sempre parece doer. Com diz aquele ditado popular: a pessoa fica mais furiosa com o sujeito que lhe denunciou a traição do(a) amante, do que com ele(a) que traiu.
Essa “condição humana” também se faz sentir na eco-política, pois terreno viscoso que não está imune às maneirices da política tradicional, ao mesmo tempo que procura manter-se firme no terreno ético que se assenta no conhecimento científico e histórico da evolução da vida e da sociedade. O desafio está em “não cair em tentação” às iscas lançadas pelo sistema de dominação burguês, incansável no aliciamento, na cooptação, na sedução ao poder, ao dinheiro, ao glamour, à fama...
Também publicarei artigos assinados que venham a somar na discussão e denúncia contra o sistema predador capitalista e que estejam afinados com o pensamento ecológico para sua superação. Fiquem à vontade.